terça-feira, 16 de outubro de 2012
Depois do GP da Coreia, os Motores..
No Grande Prémio da Coreia, assistimos à primeira penalização do ano pelo uso de um motor a mais nas regras. Foi atribuída a Charles Pic, da Marussia Virgin, após usar o seu 9º motor da temporada (as regras limitam o uso de 8 motores durante toda a temporada, embora as trocas de motor e reutilizações sejam, logicamente, ilimitadas).
Faltando 4 corridas para o fim (Índia, Abu Dhabi, EUA e Brasil), é importante estudar a situação de cada um dos pilotos no que toca aos seus motores:
Sebastian Vettel e Fernando Alonso, candidatos ao título, encontram-se ambos com um motor por estrear, estando numa situação confortável até ao final da temporada, não tendo nenhum deles vantagem neste quesito.
Também Kimi Raikkonen só tem 7 motores utilizados, uma vantagem preciosa sobre Hamilton e Button. Ambos os pilotos britânicos já estrearam todos os seus motores. Por outro lado, Webber também possui um motor de reserva, um trunfo importante para a discussão do 3º lugar do campeonato entre estes dois pilotos.
Nico Rosberg, Romain Grosjean e Felipe Massa lutam pelo 8º lugar. Nico tem uma vantagem de 5 e 12 pontos, respectivamente, mas também já estreou todos os seus motores, enquanto o Francês e o Brasileiro ainda têm um por estrear, podendo beneficiar disso em caso de problemas na Mercedes.
Um pouco mais atrás, os dois pilotos da Sauber, Sergio Peréz e Kamui Kobayashi, em 10º, estão em igualdade de circunstancias, com 7 motores utilizados, e 16 pontos de diferença.
Nico Hulkenberg, Paul di Resta e Michael Schumacher formam a luta pelo 12º lugar, luta essa em que o veterano alemão é o único a não ter um motor de reserva. Os 3 pilotos estão separados por 1 ponto cada um.
Os Sul-Americanos da Williams, separados por 13 pontos com vantagem para Pastor Maldonado, têm ambos também um motor de reserva, bem como os pilotos da Toro Rosso, Jean Eric Vergne e Daniel Ricciardo, separados por 3 pontos.
Lutando pelo 19º lugar, apenas Charles Pic já utilizou 9 motores, estando os outros todos com 7 motores utilizados.
Sumarizando, aqui fica o registo:
Sebastian Vettel - 7
Fernando Alonso - 7
Kimi Räikkönen - 7
Lewis Hamilton - 8
Mark Webber - 7
Jenson Button - 8
Nico Rosberg - 8
Romain Grosjean - 7
Felipe Massa - 7
Sergio Pérez - 7
Kamui Kobayashi - 7
Nico Hülkenberg - 7
Paul di Resta - 7
Michael Schumacher - 8
Pastor Maldonado - 7
Bruno Senna - 7
Jean-Éric Vergne - 7
Daniel Ricciardo - 7
Timo Glock - 7
Heikki Kovalainen - 7
Vitaly Petrov - 7
Charles Pic - 9
Narain Karthikeyan - 7
Pedro de la Rosa - 7
Etiquetas:
Bruno Senna,
Felipe Massa,
Jenson Button,
Kamui Kobayashi,
Kimi Raikkonen,
Lewis Hamilton,
Mark Webber,
Michael Schumacher,
Nico Rosberg,
Pastor Maldonado,
Romain Grosjean,
Sebastian Vettel,
Sérgio Pérez
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário