quarta-feira, 17 de outubro de 2012
As equipas em 2013
Faltam apenas 4 corridas para o fim do campeonato, e as duplas para a próxima temporada começam-se a perfilar. Vejamos então o que já sabemos em relação à temporada de 2013.
A Red Bull já confirmou que manterá a sua dupla ganhadora, com Sebastian Vettel e Mark Webber. Ambos foram ligados à Ferrari recentemente, mas manter-se-ão na equipa austríaca.
Ferrari esta que hoje, confirmou a sua dupla para a temporada de 2013, após a renovação de Massa. Assim, os seus pilotos serão Fernando Alonso e Felipe Massa.
Por outro lado, a McLaren terá de enfrentar uma grande mudança na próxima época, com a saída do seu pupilo Lewis Hamilton, depois de 5 anos na equipa. Com esta saída, espera-se que Jenson Button assuma o papel de liderança na equipa britânica, ajudando à integração do jovem prodígio Sérgio Peréz, vindo da Sauber.
A Mercedes conta com uma das duplas com créditos mais firmados do Campeonato, com Nico Rosberg, que conseguiu consistentemente, e sem aparatos, ofuscar o hepta-campeão Michael Schumacher, agora retirado, e Lewis Hamilton, que abandona a McLaren onde se estreou, procurando novos desafios. O jovem campeão em 2008 diz pretender construir uma equipa ganhadora, como os Grandes Pilotos.
A Lotus não tem ainda dupla confirmada, mas espera-se que pelo menos Kimi Raikkonen se mantenha, se depender da vontade dos responsáveis da equipa, depois da prestação fantástica neste campeonato.
A Force India também não anunciou ainda a sua dupla para 2013, embora se pense que Paul di Resta e Nico Hulkenberg deverão permanecer, não havendo lugares melhores disponíveis (Lotus?)
A Sauber, agora gerida por Monisha Kalterborn, encontra-se numa fase de contenção de custos, e a decisão da Telmex em manter-se junto da equipa foi um grande alívio para as contas da escuderia Suiça. Sérgio Peréz, depois da longa novela que o ligou à Ferrari, acabou por assinar pela McLaren. Kamui Kobayashi é idolatrado por muitos adeptos, mas encontra-se dependente de patrocínios para se manter na equipa. O recente pódio em Suzuka fortaleceu a sua posição, mas nada está decidido. Nico Hulkenberg foi ultimamente associado à equipa, mas os candidatos mais fortes serão Jaime Alguersuari, o ex-piloto da Toro Rosso, e Esteban Gutierréz, o piloto de testes, Mexicano, que poderá ser apoiado pela Telmex, acreditando-se que entre estes dois e Kamui, sairá a dupla de 2013.
A Toro Rosso, agora reforçada com James Key, que saiu da Sauber no início da época, manterá provavelmente a mesma dupla de Daniel Ricciardo e Jean Éric Vergne, após Tost ter anunciado que está satisfeito com os dois jovens, especialmente com as exibições no Bahrain e Mónaco, respectivamente.
A Williams é ainda uma incógnita, embora a reeleição de Hugo Chávez possa fortalecer a posição de Pastor Maldonado na equipa. Não se sabe se Bruno Senna continuará ou não.
A Caterham está também rodeada de dúvidas. Vitaly Petrov terá provavelmente o seu lugar assegurado, mas Heikki Kovalainen poderia sair, se tivesse uma proposta melhor (Force India, Lotus, Williams?). Giedo van der Garde, o piloto de testes, estará de olho nesse lugar.
A Marussia manterá a sua dupla de Timo Glock e Charles Pic, em condições normais. No mês passado, foi também anunciado o substituto de Maria de Villota. Será Max Chilton, um britânico de 20 anos, com patrocínio da AON, e que participou no teste para jovens pilotos ao serviço da equipa. A certa altura, existiram rumores da insatisfação de Timo Glock em relação às atitudes de Charles Pic em pista, designadamente bloqueios na qualificação, mas acredita-se que isto terá sido ultrapassado.
Por fim, a Hispania manterá Pedro de la Rosa, que tem contrato para 2013, e espera-se que promova Dani Clos, tendo uma dupla totalmente espanhola. No entanto, Narain Karthikeyan irá tentar permanecer no lugar, naturalmente.
Este é o panorama actual, veremos o que o futuro nos reserva até ao final da temporada!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Gosto do "Nico Rosberg, que conseguiu consistentemente, e sem aparatos, ofuscar o hepta-campeão Michael Schumacher" XD
ResponderEliminarIsso é hate ou falta de noção?
Caro Anónimo,
ResponderEliminarNos últimos três anos de Fórmula 1, o Nico Rosberg conseguiu sempre fazer exibições consistentes, ao contrário do Schumacher. Neste ano, o hepta-campeão chega perto do seu companheiro mas mesmo assim, é ver a tabela da classificação de pilotos. ;)
Será o ano do bi-campeonato do Button? Espero que sim :p
ResponderEliminarCaro Daniel Ferreira,
ResponderEliminarPAra tirar essa conclusão só mesmo se olhar a estatisticas e não olhar o que realmente se passa.
No primeiro ano sim, conseguiu batê-lo de forma clara e compreensível. No ano passado mesmo com o handicap de vários abandonos alheios obrigou o companheiro a suar para o bater. Neste ano apesar de apenas ter "começado" o campeonato à 4º ou 5ª corrida e ter sofrido vários abandonos por culpa de 3ºs, consegue levar a melhor nas qualificações contra o Rosberg e estar empatado nas corridas. Como vê, as pontuações enganam.
Caro Anónimo,
ResponderEliminarNão fui eu que fiz a notícia, mas compreendo o ponto de vista do meu colega Miguel Guedes. O Schumacher, nos três anos que passaram, foi claramente batido, estatisticamente, pelo menos, pelo Nico Rosberg. Eu sei que o Schumacher, este ano, em qualificação, bateu o Nico. No ano passado, bateu-se bem com ele. Em 2010, segundo o Schumacher, o WGP001 não era susceptível ao seu estilo de condução.
Abraço.
Claramente batido, nos pontos do campeonato...
ResponderEliminar