segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vettel domina e vence GP da India

Alonso 2º ; Vettel - 1º ; Webber - 3º


Sebastian Vettel vence quatro Grande Prémios consecutivos numa só época pela 1ª vez, obtendo uma vitória controlada na India.  Fernando Alonso consegue o 2º lugar, ao deixar as McLarens para trás de si e tirar o máximo partido de um problema de KERS do carro de Mark Webber. A vantagem de Vettel para o 2º classificado no campeonato é agora de 13 pontos com 3 corridas para o final.
Ao entrar para o segundo evento da Fórmula 1 a realizar-se no Buddh International Circuit, houve celebrações dentro do Paddock, onde Bernie Ecclestone celebrou o seu 82º Aniversário. Na grelha de partida, Alonso começou em 5º e desde o inicio que se concentrou em separar as Mclaren, para continuar a pressionar a dupla da Red Bull. A acção começou às 15 horas (local), no habitual tempo enevoado.
O início deste ano não teve tanto caos como no ano passado, mas Michael Schumacher furou um pneu após um contacto com Jean-Éric Vergne. Ambos foram às boxes reparar os danos. Vettel bloqueou Webber pela liderança na Curva 1. Alonso precisava de ultrapassar ambos os McLaren's na recta, apenas para ser novamente ultrapassado pela dupla na Curva 4. Alonso não se deixou intimidar e ultrapassou de seguida Hamilton, para depois ultrapassar Button 3 voltas mais tarde.
Furos pareceram ser o tema da tarde. Schumacher - que estava uma volta atrasado e posteriormente retirou-se de prova - foi o primeiro, com Sergio Pérez a tocar em Daniel Ricciardo antes de ficar pelas boxes. Contacto entre o seu companheiro de equipa Kamui Kobayashi e Pastor Maldonado deixou o piloto da Williams com um pneu furado, tendo passado por cima do Sauber na entrada para a Curva 5. O Venezuelano desceu para um baixo 16º lugar. O HRT de Pedro de La Rosa foi o único monolugar a ter sofrido um acidente, devido a uma travagem falhada a alta velocidade na Curva 4.
Marcando inúmeras voltas mais rápidas durante toda a corrida - apenas batido na última volta por Jensen Button - Vettel controlou o ritmo e cruzou a meta 9.4 segundos à frente de Alonso. O Espanhol ultrapassou Webber com 13 voltas para o final, pois o australiano perdeu o uso do KERS. Hamilton ameaçou o último lugar no pódio, mas um erro na penúltima volta deixou o britânico a perder tempo após ter entrado no alcance de 1 segundo da zona de DRS. Button completou o Top 5, perdendo tempo devido ao carro ter sentido vibrações a meio da corrida.
Felipe Massa manteve o contacto com as McLarens durante toda a corrida e cruzou a linha em 6º, com Kimi Räikkönen em 7º lugar que foi o mais provável lugar para as Lotus nesta corrida. O 8º lugar de Nico Hülkenberg veio como por alívio para o proprietário da Force India Vijay Mallya, à frente de vários convidados das equipas da grelha, viu-se Romain Grosjean a terminar em 9º. O ponto final foi para o Williams de Bruno Senna, que executou uma grande ultrapassagem por fora de Nico Rosberg na Curva 4. O brasileiro mostrou bom ritmo desde que os Treinos Livres começaram na 6ª Feira.
Tendo agora liderado todas as voltas das últimas 3 provas, a 26ª vitória na carreira de Vettel coloca-o em 7º nos recordes de todos os tempos, à frente dos antigos Campeões Jim Clark e Niki Lauda. No Campeonato de Construtores, a Red Bull tem agora 91 pontos de vantagem sobre a Ferrari com o máximo de 129 pontos em Abu Dhabi, EUA e Brasil.

A Fórmula 1 rapidamente continua com a Ronda 18 de 20 da época de 2012, realizando-se no Circuito de Abu Dhabi Yas Marina no próximo Fim-de-semana.

créditos das imagens : GPUpdate.net

Sem comentários:

Enviar um comentário