sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Michael Schumacher fora da Fórmula 1?

Estará o hepta-campeão em risco de ficar sem lugar para 2013?

O futuro de Michael Schumacher na Fórmula 1 está em risco. Depois desta manhã Lewis Hamilton ter acertado contrato por três temporadas pela Mercedes, ao alemão resta agora estudar alternativas.

Schumacher falou sobre a Mercedes, dizendo que "passei três maravilhosos anos aqui na Mercedes, apesar de, infelizmente, os resultados desportivos não serem os que esperávamos. Apenas me resta desejar ao Lewis toda a sorte do mundo para alcançar o sucesso que a equipa tem trabalhado no duro para conseguir atingir-lo. Gostaria também, de agradecer pela confiança que depositaram em mim e a mim só me resta concentrar-me nas corridas que faltam."

Já se falou na Sauber, onde inclusive, Michael Schumacher já acordou verbalmente, um contrato para 2013, com Monisha Kalterborn.

Oficial: Sergio "Checo" Perez na McLaren em 2013

A imprensa mexicana já compara Perez a Ayrton Senna

A McLaren confirmou hoje de manhã a contratação do mexicano Sergio Perez para suceder a Lewis Hamilton, num contrato que durará as temporadas de 2013 e 2014. O piloto da Sauber tem surpreendido meio mundo com três pódios esta temporada (Sepang, Montreal e Monza), dando ao piloto o 9º lugar no campeonato de pilotos e ajudando a sua equipa a consolidar o 6º lugar no campeonato de construtores.

Perez brilhou na sua corrida de estreia, na Austrália, acabando na 7ª posição, mas seria, após a prova, desqualificado, por irregularidades no seu Sauber. Contudo, mesmo com o grave acidente que sofreu na qualificação em Monte Carlo e a falhar a corrida em Montreal, Perez finalizou cinco vezes nos pontos durante a temporada de 2011. Em 2012, sextuplicou os pontos da temporada transacta, mesmo faltando, ainda, seis provas para o final.

"Estou emocionado e deliciado por ser piloto da Vodafone McLaren Mercedes." disse Checo Perez. "A McLaren é uma das maiores escuderias de sempre da Fórmula 1! Por mais de 40 anos, a McLaren tem sido umas das equipas que qualquer piloto gostaria de representar. Eu cresci a ver a história de Ayrton Senna, onde conquistou muitos triunfos por esta equipa - e estou completamente honrado por eles me terem escolhido para ser companheiro de Jenson Button de 2013 em diante. Passei esta temporada a trabalhar arduamente para demonstrar o meu potencial, mas eu também sempre permaneci humilde e focado."

Perez ainda agradeceu a Peter Sauber por ter dado ao piloto de 22 anos a oportunidade de mostrar o seu potencial.

"Eu estou, e estarei sempre, extremamente agradecido ao Peter Sauber e à sua equipa técnica por terem acreditado em mim e me terem dado a chance de pilotar na F1. De facto, eles deram-me a oportunidade de mostrar do que sou capaz - e neste momento, também tenho de estar agradecido ao Martin (Whitmarsh) e a todos da Vodafone McLaren Mercedes por este grande passo na minha carreira".

Apesar de admitir que assinar pela McLaren será o seu maior desafio até à data, Perez está a saborear a oportunidade de conduzir ao lado do campeão do Mundo de 2009, Jenson Button.

"Eu não estou sob nenhuma ilusão que este é o meu maior desafio até hoje - como seria para qualquer outro piloto - mas eu estou preparado isto. Por isso, continuarei focado no que estou a fazer na Sauber no que resta da temporada. Eu também já estou massivamente ansioso para trabalhar com todos na Vodafone McLaren Mercedes, e com o Jenson, por quem nutro profunda admiração como um brilhante piloto e campeão."

A mudança de Sergio Pérez foi apanhada de surpresa por muitos mas Martin Whitmarsh descreve o mexicano como uma promessa extremamente empolgante.

"Em nome da McLaren, estou deliciado por dar as boas-vindas ao Sergio Perez". Whitmarsh explicou esta sexta-feira que "as suas performances durante 2012, nos convenceram em assinar com esta promessa extremamente empolgante. Foi uma mão cheia de grandes perfomances, uma tripla de pódios e uma brilhante volta rápida, este ano, no Grande Prémio do Mónaco que mostrou que ao Sergio não falta velocidade nem entusiasmo. Nós temos acompanhado o seu progresso atenciosamente durante estes meses - e agora, ele será parte da Vodafone McLaren Mercedes, e a nossa tarefa será a de refinar e desenvolver as suas capacidades enquanto a sua carreira progride durante os anos que estiver connosco."

Oficial: Lewis Hamilton na Mercedes por 3 anos

A Mercedes confirmou esta amanhã que Lewis Hamilton será piloto da escuderia germânica durante 3 temporadas, sucedendo ao hepta-campeão Michael Schumacher. O campeão do Mundo de 2008 sai assim da escuderia que lhe abriu as portas da Fórmula 1.

Após um vai-e-vem nas negociações com a Mercedes, Hamilton e a sua empresa gestora da carreira XIX Entertainment, finalmente recebeu uma boa proposta que conseguiu seduzir o primeiro piloto negro na Fórmula 1. Apesar dos esforços da McLaren para manter o piloto de 27 anos nos seus quadros, Hamilton optou por seguir este novo desafio.

"Agora é tempo para eu tomar este desafio e estou muito entusiasmado com este novo capítulo da minha carreira, na Mercedes AMG Petronas Formula One Team", explicou Hamilton à comunicação social, sendo assim a sua primeira "transferência" desde a sua estreia, em 2007. "A Mercedes-Benz tem um grande património no automobilismo, juntamente com uma paixão por vencer que eu compartilho. Nós poderemos crescer e subir com este novo desafio. Eu acredito que posso dirigir as Flechas de Prata até ao topo e conseguir os nossos objectivos de sermos campeões mundiais".

Ross Brawn também partilhou da alegria de Lewis Hamilton, que, primeiramente, elogiou Michael Schumacher pelos seus esforços recentes, e também está igualmente satisfeito com o acordo a longo prazo assinado hoje e acredita que tem o "line-up mais emocionante do plantel da Fórmula 1".

"Por parte da Mercedes AMG Petronas, resta-me agradecer ao Michael por ajudar no desenvolvimento da equipa nos últimos três anos," disse Brawn. "A sua energia e comotividade nunca serão esquecidas, mesmo quando os resultados não atingiam as expectativas, e estamos determinados em terminar a temporada em grande. Foi um prazer enorme termos trabalhado com o Michael. Olhando em frente, para a temporada de 2013, estou encantado por poder dar as boas-vindas ao Lewis. A chegada de um piloto do calibre do Lewis, é um teste à capacidade da Mercedes-Benz na Fórmula 1 e estou orgulhoso de poder dizer que ele compartilha a nossa ambição para o sucesso das Flechas de Prata. Eu acredito que a combinação entre o Nico (Rosberg) e o Lewis, farão deles a dupla mais dinâmica e entusiasmada da grelha e estou ansioso para poder ver o que poderemos alcançar juntos."

Hamilton e Rosberg foram companheiros de equipa nos karts em 2000, na Alemanha.

Testes no meio da temporada poderão desaparecer em 2013


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou que está a ponderar acabar com os testes no meio da temporada em 2013, ou seja, apenas ficarão oficialmente como testes, os de pré-temporada e os de pós-temporada, em Abu Dhabi, nos chamados "rookie days".

Como aconteceu em maio deste ano, as equipas testaram em Mugello (na foto), no Norte de Itália para três dias de testes, mas acabou por não ter o interesse que se esperava no início.

A confirmação desta decisão será tomada no decorrer desta semana.