A imprensa mexicana já compara Perez a Ayrton Senna
A McLaren confirmou hoje de manhã a contratação do mexicano Sergio Perez para suceder a Lewis Hamilton, num contrato que durará as temporadas de 2013 e 2014. O piloto da Sauber tem surpreendido meio mundo com três pódios esta temporada (Sepang, Montreal e Monza), dando ao piloto o 9º lugar no campeonato de pilotos e ajudando a sua equipa a consolidar o 6º lugar no campeonato de construtores.
Perez brilhou na sua corrida de estreia, na Austrália, acabando na 7ª posição, mas seria, após a prova, desqualificado, por irregularidades no seu Sauber. Contudo, mesmo com o grave acidente que sofreu na qualificação em Monte Carlo e a falhar a corrida em Montreal, Perez finalizou cinco vezes nos pontos durante a temporada de 2011. Em 2012, sextuplicou os pontos da temporada transacta, mesmo faltando, ainda, seis provas para o final.
"Estou emocionado e deliciado por ser piloto da Vodafone McLaren Mercedes." disse Checo Perez. "A McLaren é uma das maiores escuderias de sempre da Fórmula 1! Por mais de 40 anos, a McLaren tem sido umas das equipas que qualquer piloto gostaria de representar. Eu cresci a ver a história de Ayrton Senna, onde conquistou muitos triunfos por esta equipa - e estou completamente honrado por eles me terem escolhido para ser companheiro de Jenson Button de 2013 em diante. Passei esta temporada a trabalhar arduamente para demonstrar o meu potencial, mas eu também sempre permaneci humilde e focado."
Perez ainda agradeceu a Peter Sauber por ter dado ao piloto de 22 anos a oportunidade de mostrar o seu potencial.
"Eu estou, e estarei sempre, extremamente agradecido ao Peter Sauber e à sua equipa técnica por terem acreditado em mim e me terem dado a chance de pilotar na F1. De facto, eles deram-me a oportunidade de mostrar do que sou capaz - e neste momento, também tenho de estar agradecido ao Martin (Whitmarsh) e a todos da Vodafone McLaren Mercedes por este grande passo na minha carreira".
Apesar de admitir que assinar pela McLaren será o seu maior desafio até à data, Perez está a saborear a oportunidade de conduzir ao lado do campeão do Mundo de 2009, Jenson Button.
"Eu não estou sob nenhuma ilusão que este é o meu maior desafio até hoje - como seria para qualquer outro piloto - mas eu estou preparado isto. Por isso, continuarei focado no que estou a fazer na Sauber no que resta da temporada. Eu também já estou massivamente ansioso para trabalhar com todos na Vodafone McLaren Mercedes, e com o Jenson, por quem nutro profunda admiração como um brilhante piloto e campeão."
A mudança de Sergio Pérez foi apanhada de surpresa por muitos mas Martin Whitmarsh descreve o mexicano como uma promessa extremamente empolgante.
"Em nome da McLaren, estou deliciado por dar as boas-vindas ao Sergio Perez". Whitmarsh explicou esta sexta-feira que "as suas performances durante 2012, nos convenceram em assinar com esta promessa extremamente empolgante. Foi uma mão cheia de grandes perfomances, uma tripla de pódios e uma brilhante volta rápida, este ano, no Grande Prémio do Mónaco que mostrou que ao Sergio não falta velocidade nem entusiasmo. Nós temos acompanhado o seu progresso atenciosamente durante estes meses - e agora, ele será parte da Vodafone McLaren Mercedes, e a nossa tarefa será a de refinar e desenvolver as suas capacidades enquanto a sua carreira progride durante os anos que estiver connosco."